Buscar
  • NOVA ROTA SEGUROS

Seguro de Vida cobre Novo Coronavírus?

Atualizado: Ago 27

Esta é uma das perguntas mais frequentes desde o aparecimento do COVID-19, uma doença nova causada pelo SARS-CoV2, cujo primeiro caso foi confirmado no Brasil em fevereiro deste ano. Sua evolução foi tão rápida e se alastrou pelo mundo que, em março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia. Historicamente, pandemia era uma cobertura excluída dos contratos de Seguro de Vida. Mas, a chegada do Novo Coronavírus fez com que muitas seguradoras passassem a cobrir os sinistros por mortes decorrentes do COVID-19. Contudo, é muito importante que as empresas que tenham contratado Seguro de Vida Empresarial busquem se certificar junto às seguradoras contratadas sobre a cobertura excepcional para a pandemia. Melhor prevenir do que remediar.


O que posso afirmar, para os contratos vigentes, via de regra as seguradoras não estão aplicando carência para cobertura de morte por COVID-19. O que é muito importante por sabermos que muitos trabalhadores - que não têm condições de desenvolver suas atividades em home office -, precisam se deslocar até o trabalho e, por isso, ficam mais expostos ao contágio da doença, mesmo com todas as medidas protetivas, como o uso de máscaras e de álcool em gel.


Como as dúvidas são muitas, a primeira atitude tomada pela Nova Rota Seguros para nossos clientes empresariais que possuem Seguro de Vida foi fazer um levantamento junto a cada seguradora contratada para saber se as apólices estavam cobertas para a pandemia. De imediato, avisamos nossos clientes sobre aquelas que sinalizaram negativamente. E, na sequência, buscamos redesenhar as apólices junto às seguradoras contratadas ou, até mesmo, avaliar novas oportunidades para nossos clientes a fim de ampliar a cobertura contratual, garantindo-lhes esta proteção financeira para os dependentes dos seus colaboradores.


Tudo o que não queríamos era que algum trabalhador ou seu familiar ficasse desamparado em função de complicações causadas pelo Novo Coronavírus – todos nós já sabemos as dificuldades que envolvem o diagnóstico e tratamento desta doença.


A pandemia trouxe à tona a real importância do seguro de vida para o público em geral, sobretudo, pelos valores extremamente acessíveis para a garantia que promove. Atualmente, a carteira da Nova Rota Seguros conta com 40% dos seus clientes cobertos com Seguro de Vida Empresarial. Temos a expectativa de expandir para 70% a participação dos seguros de vidas da nossa carteira até o final deste ano, especialmente em função da retomada da economia. Acreditamos que a tendência é de retomada dos postos de trabalho perdidos – e hoje o Seguro de Vida é um benefício importante e muito valorizado pelos trabalhadores.


Quem está planejando incluir este benefício para seus trabalhadores, orientamos que as regras para novos contratos de Seguro de Vida Global, no que tange à cobertura por COVID-19, podem variar de seguradora para seguradora. Um dos pontos a ser analisado é a quantidade de vida de cada apólice empresarial. Por exemplo, algumas seguradoras podem aplicar carência de três meses para grupos maiores, outras não. Então é necessário estar atento a estas nuances na hora da negociação.


Nova Rota Seguros.

9 visualizações